Powered By

Powered by Blogger

sábado, 11 de junho de 2016

Um passeio pelo campo


Numa manhã, em pequeno, meu pai convidou-me a dar um passeio pelos caminhos de terra e estreitos que nos levavam às hortas que ele mesmo cultivava, lá no campo, um pouco distante da nossa casa. Claro que fiquei todo radiante e aceitei com grande alegria. Quando passamos por uma eira, ele parou e após um curto silêncio perguntou-me:
- Para além do cantar dos pássaros que estás a ouvir, do vento nas árvores, ouves mais alguma coisa?
Parei por uns segundos e tentei escutar algo mais e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, é uma carroça vazia... disse meu pai.
Espantado, perguntei:
- Como o pai sabe se a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora meu filho, respondeu o meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.


Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa dizendo coisas de mais, falando demais, inoportuna, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: - Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...
Contos por Palavras: amigos, família, historias, viagens
Autor: Jorge Oliveira 

Nenhum comentário :